Volkswagen investe US$ 1 bilhão para construção de fábrica na China
Nova unidade deverá ficar pronta até 2013.
Planta deverá produzir 300 mil veículos por ano.
(VW Bora chinês)
FAW-Volkswagen, uma das joint venture chinesas da fabricante alemã, anunciou nesta quarta-feira (9) investimento de 8 bilhões de yuan (o equivalente a US$ 1,17 bilhão) na construção de uma fábrica em Foshan, cidade na província de Guangdong, no sul da China.A empresa acertou acordo com o governo distrital de Nanhai, em Foshan, para levantar a unidade entre 2011 e 2013, de acordo com informações da agência chinesa de notícias Xinhua.
A planta deve iniciar a produção de carros no segundo semestre de 2013 e ter capacidade anual para fabricar 300 mil veículos, disse um porta-voz do governo distrital.
Ampliação de investimentos na China
Em abril, A Volkswagen ampliou a previsão de investimentos na China em 1,6 bilhão de euros, totalizando 6 bilhões de euros para a cosntrução de novas fábricas e de dois novos modelos de veículos. No ano passado, a Volkswagen tinha anunciado investimentos de 4,4 bilhões de euros em suas operações no país asiático, para o período compreendido entre 2010 e 2012.
Segundo o presidente do conselho de administração da montadora, Martin Winterkorn, o aumento dessa cifra para 6 bilhões de euros se deve ao crescimento do mercado chinês.“O crescimento no mercado automobilístico chinês superou todas as expectativas”, justificou Winterkorn.
“Com esses investimentos, pretendemos impulsionar a introdução de novos modelos e tecnologias avançadas no mercado chinês. Vamos atingir nossa meta de longo prazo, de dobrar nossas vendas para 2 milhões de veículos, de acordo com o plano”, disse o presidente e CEO do Grupo Volkswagen na China, Winfried Vahland, em nota. Neste ano, a montadora lançará sete modelos novos ou atualizados, produzidos na região.
No primeiro trimestre deste ano, a Volkswagen vendeu mais de 457 mil veículos na China, o que representa uma alta de quase 61% na comparação com os mais de 284 mil veículos comercializados em igual período de 2009. Já no ano passado, as vendas da Volkswagen na China avançaram 36,7%, para 1,4 milhão de unidades.
*Fonte: Auto Esporte
Always, VW.