Durante o Congresso Perspectivas 2011, promovido pela agência AutoData, realizado em (18/10), o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall anunciou a construção de uma segunda unidade geradora de energia, com um investimento total de R$ 143 milhões. Esta é a primeira vez que uma empresa automobilística no Brasil investe em infraestrutura para geração de energia limpa.
A usina, com inauguração prevista para 2013, terá capacidade instalada de 25,5MW/h, com três turbinas, gerando 22,1 mil toneladas de crédito de carbono por ano.
A primeira PCH, em operação desde março de 2010, é a Celan (Central Elétrica Anhanguera S.A.), resultado de uma parceria entre a Volkswagen, a SEBAND e a Pleuston, construída no rio Sapucaí, um afluente do rio Grande, entre as cidades de São Joaquim da Barra e Guará.
A primeira Pequena Central hidrelétrica, a Celon, está em operação desde março de 2010.
A unidade já em operação tem uma capacidade instalada de 22,68 MW/h e possui um potencial de geração anual de 18,3 mil toneladas de crédito de carbono. A futura PCH, por sua vez, ficará próxima à Celan. Juntas, as duas usinas totalizam um investimento de R$ 273 milhões.
Cuidado ambiental
Para Schmall, os investimentos mostram a preocupação da empresa no desenvolvimento de alternativas de energia geradas por fontes limpas e renováveis. Segundo ele, “o objetivo não é apenas o abastecimento de nossas unidades produtivas, mas também contribuir para o desenvolvimento sustentável do Brasil”. Schmall lembrou ainda que a sustentabilidade é um dos objetivos estratégicos da empresa.
Os princípios de desenvolvimento sustentável foram aplicados em cada fase do projeto Celan, desde a contratação de mão-de-obra, análises preliminares da região, na qual foram desenvolvidos diversos programas ambientais voltados à educação ambiental (com escolas, trabalhadores e população local) e à proteção, recuperação e manutenção da qualidade da água e dos solos, da fauna local e da flora regional.
“A Volkswagen do Brasil se compromete a ter, em sua futura usina, todo o cuidado ambiental e social que foi dedicado à Celan. Para nós, trata-se de um grande orgulho e um legado para as futuras gerações”, finalizou Schmall.
Fonte: http://www.vwbr.com.br/blogdavolkswagen/
Always, VW.